ESTAMOS DE OLHO |
Conta no Portal da Transparência do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará que o município de Antonina do Norte comprou de Janeiro a Junho deste ano, diversos produtos para consumo de varias empresas através das secretarias de saúde (RECURSOS DO SUS), educação (RECURSOS DO FUNDEB 40%), ação social (RECURSOS DO PETI, CRAS, PRO-JOVEM)l e administração e finança (RECURSOS PRÓPRIOS – FPM), produtos de limpeza, material de expediente e gêneros alimentícios. Todos os produtos contem dezenas de itens, e todos os itens em quantidades absurdas para o município do porte De Antonina do norte, que tem em torno de 6.800 habitantes.
Dos produtos comprados pelo município de Antonina do Norte, o que chama mais atenção é quando aos materiais de limpeza e higienização, a quantidade é extremamente absurda, foram dezenas de itens, em apenas seis meses, de Janeiro a Junho de 2012, abaixo alguns itens para demonstração;
6.300 VASSOURAS (VÁRIOS TIPOS, PALHA, NYLON, PELO, ETC)
16.008 LITROS DE DESINFETANTE (1.334 CAIXAS C/ 12 UNID.)
12.000 LITROS DE AGUÁ SANITÁRIA (1.000 CAIXAS C/ 12 UNID.)
5.808 UNID. CERA LIQUIDA (484 CAIXAS C /12 UNID.)
3.108 LITROS DE ACIDO MURIÁTICO (259 CAIXAS C/12 LITROS)
5.378 UNID. DE DETERGENTE (500 ML)
3.700 UNID. SABÃO EM BARRA (370 CAIXAS C/ 10 UNID.)
3.100 PASTILHAS SANITÁRIAS
2.900 CAIXAS DE SABÃO EM PÓ
2.500 UNID. POLIDOR DE ALUMÍNIO
Os preços também apresentam indícios de superfaturamento, todos os produtos comprados estão acima do preço de mercado, alguns com mais de 40% acima do preço encontrado em comércios no município e em municípios vizinhos, mesmo sendo para compra no varejo, em pequena quantidade se encontram preços abaixo do que o pago pelo município, para compra em grande quantidade o preço teria que ser menor.
Constatamos também que algumas das empresas fornecedoras do município são de propriedade de parentes, amigos e aliados do prefeito, sendo que uma das empresas é do sogro, existe também informação não comprovada de que outras duas estabelecidas na cidade de Juazeiro do Norte seriam de pessoas próximas do prefeito, possivelmente de parente, e que estariam em nome de laranjas. Fato que deve ser investigado, pois compromete a lisura das licitações no município.
Outro fato que chamou a atenção foi quanto a prestação de contas de compra de produtos a dois fornecedores, RAMON MACHADO DA SILVA – ME e MARIA PEREIRA DE SOUZA OLIVEIRA, este dois fornecedores estão relacionados duas vezes no portal do TCM, duas relações de com os mesmos números do empenho, mesmos produtos e mesmos valores. Não sabemos se foi declarado em duplicidade ou se foi erro do TCM.
RAMOM MACHADO DA SILVA – ME – nome de fantasia M & M COMERCIAL
Esta empresa, segundo informações obtidas no site da Receita Federal, esta registrada na Rua São Bento 760 Letra A, Bairro Franciscanos, Juazeiro do Norte, Ceará. Ao visitar o local, o mesmo foi encontrado fechado, segundo informações de vizinhos no local funciona uma distribuidora de merenda escolar, os vizinhos disseram que as vezes abrem, disseram ainda que o responsável pelo local é um despreocupado, nunca abre no horário, ou seja não tem um horário certo para abrir.
FOTOS DA EMPRESA ABAIXO:
Como se pode ver, esta empresa esta registrada em um prédio pequeno, que não tem estrutura para funcionamento de uma empresa que fornece para dezenas de municípios, e que vende milhões em diversos seguimentos de produtos.
VANDISLAU COSTA SILVA ME – nome de fantasia - COMERCIAL CLIK
Esta empresa, também com informações do site da Receita Federal, conseguiu a informação do endereço que fica na Rua José Marrocos 76, Centro, Juazeiro do Norte, Ceará. O local estava fechado quando visitamos, Olhamos por uma brecha de uma das portas e não vimos mercadorias lá dentro, apenas umas tabuas que pareciam móveis desmontados no chão, o piso de dentro, porém aparentemente limpo.
FOTOS DA EMPRESA ABAIXO:
Como se pode ver, esta empresa igualmente a outra também não apresenta esta, que tenha estrutura para funcionamento de uma empresa que fornece para dezenas de municípios, e que vende milhões em diversos seguimentos de produtos.
Pedimos informações aos vizinhos que não souberam explicar o que era comercializado neste local, segundo duas senhoras que moram ao lado, o local é aberto todos os dias, porem não permanece aberto, elas também não sabem o que eles vendem, por que não existem mercadorias no local e nem tem quase movimento no local, o movimento é apenas de funcionários, que não também sabem informar quantos são. As vizinhas disseram que o nome da dona do prédio onde funciona o comércio é uma mulher de nome Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário